Com provável aprovação de nova fórmula, Arbitral do Módulo II acontece segunda-feira em BH

Silverio Amora 08/11/2017 0
Edital - Módulo II 2018

Na próxima segunda-feira (13 de novembro), representantes dos 12 clubes que vão disputar o Campeonato Mineiro do Módulo II vão se reunir na sede da Federação Mineira de Futebol para a realização do Arbitral da competição.

Na reunião, marcada para as 14h, vai ser definido o regulamento do campeonato e a expectativa é que tenha novidades. A principal delas se refere à fórmula de disputa: os clubes já se movimentaram e “pré-acordaram” que em 2018 o Módulo II deve ter a primeira fase disputada com as 12 equipes se enfrentando, em jogos apenas de ida. Os quatro times que somarem mais pontos se classificam para as semifinais e os dois que somarem menos pontos serão rebaixados para a 2ª Divisão em 2019.

Desde 2014 a fórmula vinha se mantendo a mesma: dois grupos regionalizados com seis clubes cada, com os três melhores de cada grupo de classificando para o Hexagonal Final e o pior de cada chave sendo rebaixado.

O objetivo do novo regulamento a ser aprovado na segunda-feira é diminuir o número de datas. Com isso, a competição passaria a ser mais curta, o que daria aos clubes a possibilidade de reduzir a folha de pagamento em pelo menos um mês.

Na fórmula atual, os clubes que se classificam fazem 20 jogos (10 na 1ª fase e 10 no Hexagonal). Já na nova proposta, seriam no máximo 15 datas (11 da 1ª fase + duas das semifinais + duas das finais). A previsão de início seria em meados de fevereiro, com o término previsto para o final de abril.

O acordo foi costurado na semana passada, quando representantes de algumas equipes do Módulo II estiveram em Belo Horizonte para discutir com a Federação melhorias e incentivos para a competição. Até mesmo os clubes que não tinham dirigentes presentes na reunião tomaram ciência das conversas através de contatos por telefone.

O Nacional de Muriaé vai para sua quarta participação seguida no Módulo II: em 2015, foi eliminado ainda na 1ª fase; em 2016 e 2017 conseguiu a classificação para o Hexagonal, mas não o acesso, terminando em 3º e 4º lugar, respectivamente.

As 12 equipes que vão disputar a competição em 2018 são:

– Nacional (Muriaé)

– América (Teófilo Otoni)

– Betinense (Betim)

– CAP Uberlândia (Uberlândia)

– Democrata (Sete Lagoas)

– Guarani (Divinópolis)

– Ipatinga (Ipatinga)

– Mamoré (Patos de Minas)

– Social (Coronel Fabriciano)

– Tricordiano (São Gonçalo do Rio Abaixo)

– Tupynambás (Juiz de Fora)

– Uberaba (Uberaba)

 



Envie um comentário »